Simulação da ONU leva estudante de Sergipe até Harvard

Simulação da ONU leva estudante de Sergipe até Harvard

12/08/2024 0 Por Redação

Rafael Gama, de Sergipe, realizou projetos em Harvard e outras universidades internacionais, graças ao seu protagonismo no Atheneu ONU, projeto que simula debates da ONU, destacando sua liderança em discussões globais.
O compromisso com um ensino de qualidade vai além da sala de aula, moldando jovens que, com o suporte de seus professores e famílias, encontram na educação uma ferramenta para alcançar seus sonhos e impactar suas comunidades de forma positiva. Por meio de sua experiência no Ensino Médio Integral (EMI), modalidade de ensino público presente em todo o país, centrada no protagonismo estudantil e no desenvolvimento socioemocional dos jovens, alunos e ex-alunos de escolas públicas de diversas regiões brasileiras relatam trajetórias de êxito.

Bastante ativo em diversos projetos da escola durante o Ensino Médio, Rafael Gama é egresso do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, escola pública de Ensino Médio Integral de Aracaju (SE). O caminho que levou Rafael da capital sergipana até Harvard, foi o Atheneu ONU, um projeto de simulação da ONU que promove debates sobre temas globais e nacionais, como educação de qualidade e crises humanitárias e climáticas.

O bom desempenho e o protagonismo do estudante nos debates e na organização de diferentes edições do Atheneu ONU, foram fundamentais para a aprovação do estudante em programas de bolsas. Isso possibilitou sua participação em simulações nas universidades de Harvard, Oxford e Veneza, destacando a importância e o impacto do projeto em sua formação acadêmica e oportunidades internacionais.

Sobre o Ensino Médio Integral

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Entre os pilares trabalhados estão projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas. Esses elementos, aliados aos componentes curriculares já previstos na BNCC, promovem a formação completa do estudante. A modalidade está presente em mais de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando cerca de 1,1 milhão de estudantes.