Serviço do Banco de Leite Marly Sarney será transferido temporariamente para Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Serviço do Banco de Leite Marly Sarney será transferido temporariamente para Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

31/05/2024 0 Por Redação

Com o objetivo de ampliar o atendimento durante o período da sazonalidade, os serviços do Banco de Leite Marly Sarney (BLH) serão transferidos a partir da próxima terça-feira, 4, para o segundo andar da Maternidade Lourdes Nogueira, localizada em Aracaju. As instalações do BLH serão utilizadas, temporariamente, para comportar os leitos pediátricos a fim de atender a alta demanda enfrentada pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A mudança dos serviços do BLH é resultado de um termo de cooperação entre Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju. Com a mudança, as instalações do Banco de Leite serão utilizadas pelo Hospital da Criança, de forma temporária, para comportar até 20 pontos de observação, um posto de enfermagem, um posto de medicação e dois consultórios médicos para atender pacientes com SRAG.

O prédio do Banco de Leite fica localizado ao lado do Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, e conta com um acesso direto entre as duas unidades, sendo fundamental e estratégico para a assistência pediátrica e o acolhimento das crianças.

De acordo com a coordenadora do BLH, Bárbara Reis, os serviços funcionarão normalmente no novo endereço. “Ficaremos por 60 dias, podendo ser prorrogado, na maternidade Lourdes Nogueira, fazendo todo o trabalho de rota, pasteurização do leite e sala de manejo. Além disso, a sala de pediatria será migrada para o Ambulatório de Seguimento (antigo Follow-up) que fica ao lado do anexo do Hospital da Criança. Então, é uma força tarefa entre a gestão estadual e municipal para podermos melhor atender as crianças com síndromes gripais que tanto necessitam neste momento”, explicou a coordenadora.

O Banco de Leite Marly Sarney é referência estadual e recebe a coleta de leite doado, fazendo o processo de pasteurização e enviando à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) para alimentar os bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Neonatal (Utin).