Pacatuba é palco da segunda edição do Verão Sergipe 2025, celebrando turismo e cultura no litoral norte

Pacatuba é palco da segunda edição do Verão Sergipe 2025, celebrando turismo e cultura no litoral norte

22/01/2025 0 Por Redação

Entre dunas, rios, lagoas, mangues e praias preservadas, Pacatuba, no Baixo São Francisco sergipano, recebe a segunda edição do Verão Sergipe 2025, promovido pelo Governo do Estado. A programação começa nesta sexta-feira (24) e promete movimentar a economia local, ao mesmo tempo que destaca o potencial turístico da região conhecida como “Pantanal sergipano”.

O evento une atrações culturais, esportivas e musicais, com nomes nacionais e locais, como Chicabana, Marcelo Falcão e Tarcísio. Além de ser um importante momento de lazer para os moradores, o Verão Sergipe também alavanca o turismo e gera oportunidades de renda para a população local.

Impacto econômico e social

Para comerciantes como Manoel Pinto Santos, dono de um quiosque na Praia de Ponta dos Mangues, o evento é transformador. “Depois da primeira edição, nossa região passou a ser mais conhecida. Hoje, empregamos cinco pessoas no quiosque. O turista chega e se deslumbra com a natureza”, contou.

O evento também trouxe esperança para trabalhadores como Alessandro dos Santos, que encontrou no Verão Sergipe uma chance de renda extra. “Fomos contratados para apoio na montagem das estruturas. Já são 10 contratados, e pode chegar a 50. É uma oportunidade maravilhosa para quem vive da pesca e estava sem trabalho”, destacou.

A prefeita de Pacatuba, Iara Martins, destacou o crescimento do turismo e da economia local. “Os hotéis estão lotados, os vendedores ambulantes estão lucrando e o artesanato local, como as peças feitas com palha de taboa, ganhou mais visibilidade. Esse evento marca uma nova fase para o município”, afirmou.

Belezas naturais e cultura

Além do impacto econômico, o Verão Sergipe também valoriza as paisagens e a cultura local. Genilson Santos, poeta e professor, celebra o orgulho de ver sua terra natal no centro das atenções. “Nossa região tem uma beleza incomparável. Esse evento divulga nosso potencial e inspira a comunidade. Foi aqui que comecei a fazer poesia, admirando nossas paisagens únicas”, contou.

Para turistas como Evanir Gomes, de São Paulo, Pacatuba é um refúgio. “É encantador. O encontro do mar com o rio, as praias preservadas, tudo é muito bonito e tranquilo. Vale a pena conhecer um lugar tão único”, declarou.

Programação diversificada

A programação musical do Verão Sergipe em Pacatuba é um dos destaques:

 

Sexta-feira, 24 de janeiro

21h – Larissa Costa

23h – Chicabana

1h – Nadson O Ferinha

3h – Vitor Fernandes

 

Sábado, 25 de janeiro

21h – Leonne O Nobre

23h – Luiza Martins

1h – Marcelo Falcão

3h – Tarcísio

 

O Verão Sergipe é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), com patrocínio do Banese Card e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e apoio da Energisa.