players

Moita Bonita é Oficialmente Capital da Batata Doce em Sergipe

Projeto da Deputada Maria Mendonça

Sergipe - 31/07/18 às 11:12h

Um Projeto de Iniciativa da Deputada Estadual Maria Mendonça (PSDB) que foi aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe, transformado na Lei 8.423/2018 e sancionado pelo Governo do Estado, transformou oficialmente a cidade de Moita Bonita, localizada na região Agreste em “Capital da Batata Doce” em Sergipe.

O município possui cerca de 900 hectares de plantação em pequenas propriedades de batata doce e uma produção de 50 mil toneladas por ano. O cultivo do tubérculo representa 70% da renda da agricultura familiar, que é praticada durante os 365 dias do ano, com maior produtibilidade durante o período chuvoso (março a novembro).

“Reconhecer o município como Capital da Batata Doce é um importante passo para o fortalecimento da Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e Solidária de Moita Bonita. Em qualquer época do ano tem caminhão sendo abastecido com carregamentos que são exportados para todo Nordeste e, também, para Estados do Sudeste como, o Rio de Janeiro e São Paulo”, ressaltou Maria Mendonça.

Criação da Cooperativa

No ano de 2007 o município de Moita Bonita deu um passo importante para a produção e beneficiamento da batata doce. No dia 30 de outubro de 2007 foi realizada a ata de fundação da Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e Solidária de Moita Bonita. Atualmente com 75 cooperados, a Cooperafes é um exemplo nacional seguido por outros estados.

Com o objetivo de beneficiar a produção a cooperativa teve a iniciativa de produzir alguns produtos a partir da batata doce, como a farinha, o bolo e pão semi- integral.

 

Matheus Mendonça Araújo




últimas notícias