Manhã Capital
Ronaldo Lima
players

IPTU pago até março terá 20% de desconto

- 08/03/17 às 15:22h

Segundo o Diretor de Tributos do município, José Amilton dos Santos, quem realizar o pagamento do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano - até o dia 31 de março, data de vencimento do imposto, terá 20% de desconto no valor da taxa. Já o contribuinte que optar pelo parcelamento, que só poderá ser em até duas vezes, perderá esse desconto. O pagamento da primeira cota seria, portanto, dia 31 de março e a segunda no dia 28 de abril.

"O valor do imposto é calculado pelo valor venal do imóvel e não pelo valor comercial. O valor venal é atribuído dependendo da área (até 120 metros quadrados de área construída), do tamanho do imóvel, localização", exemplifica o Diretor de Tributos.

Quanto a quem tem direito à isenção do IPTU, Amilton dos Santos explica que são pessoas que, em primeiro lugar, têm apenas um imóvel em seu nome, não importa a idade; que têm uma renda de até dois salários mínimos e que morar no imóvel, ou seja, não pode estar alugado.

O IPTU, imposto cobrado anualmente, começa a ser distribuído a partir do dia 1º de janeiro. Segundo o Diretor de Tributos, aos que ainda não receberam deve chegar até o dia 15 deste mês. Caso não chegue, o contribuinte deve comparecer a Secretária da Fazenda para não perder o prazo do desconto que prevalece aos que pagarem em cota única até a data de vencimento que é dia 31 de março.

Quem está em débito, pelo não pagamento em anos anteriores, deve procurar a Secretária de Finanças até outubro deste ano para regularizar a situação, caso contrário, entrará na Dívida Ativa.

"O dinheiro arrecadado com o imposto é investido pelo município em reformas de posto médico, de escolas, abastecimento de água, calçamento de ruas, entre outros. Pedimos, então, que as pessoas contribuam com o IPTU para que a cidade possa crescer ainda mais", esclarece Amilton do Santos.

 

Josie Mendonça




últimas notícias