JORNAL DA CAPITAL
Alex Henrique
players

Febre Amarela: vacina, sintomas, tratamento, causas, tem cura?

o que é a febre amarela?

Brasil - 23/01/18 às 10:22h

O que é Febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe.

A doença é considerada aguda e hemorrágica e recebe este nome, pois causa amarelidão do corpo (icterícia) e hemorragia em diversos graus. O vírus é tropical e mais comum na América do Sul e na África. Apesar de ser considerado um vírus perigoso, a maioria das pessoas não apresentam sintoma e evoluem para a cura.

A febre amarela pertence à classificação das arboviroses, , tendo várias diferenças entre a dengue e ao Zika vírus, apesar de pertecerem à família dos Flavivírus.

Tipos de febre amarela

A febre amarela pode ser dividida entre quatro tipos, de acordo com o mosquito transmissor, área de transmissão e os sintomas. São eles:

Classificação segundo mosquito e área de transmissão

Febre Amarela Urbana (FAU)

Na área urbana, o principal transmissor da febre amarela é o Aedes aegypti, vetor responsável por diversas outras doenças endêmicas, como denguechikungunya e zika.

Febre Amarela Silvestre (FAS)

Já nas áreas rurais, a febre amarela é transmitida pelos mosquitos das espécies Haemagogus e Sabethes, que estão presentes nas matas e beiras dos rios. Acredita-se que os casos registrados em outros primatas venham desses mosquitos, mas humanos também podem ser picados por eles.

Classificação segundo os sintomas

Febre amarela aguda

Logo no início da infecção, tem-se a chamada febre amarela aguda, cujos principais sintomas são febre, dores, tontura, náuseas e vômitos. Trata-se do estágio inicial da doença, que dura poucos dias.

Febre amarela tóxica

Depois de ter passado pela febre amarela aguda, uma pequena porcentagem das pessoas infectadas desenvolvem a febre amarela tóxica, tipo que põe a vida do paciente em risco.

É essa fase que dá o nome da doença, pois é caracterizada pela coloração amarelada da pele, falência renal e sangramentos.

Causas

A febre amarela é causada por um vírus da família Flavivírus, que é transmitido através da picada dos mosquitos Aedes aegypti (o mesmo que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika), Sabethes e os pertencentes à espécie Haemagogus, como o Haemagogus janthinomys e o Haemagogus leucocelaenus.

Não existem evidências de que o Aedes albopictus seja capaz de transmitir o vírus da febre amarela e, até hoje, ainda não foi encontrado um representante sequer desta espécie que tenha sido infectado pelo vírus na natureza. Contudo, o mosquito se mostrou suscetível à infecção no laboratório.

Por isso, a proliferação desse tipo de mosquito é preocupante, ainda mais por conta da sua capacidade de adaptação a diversos ambientes (urbanos, rurais, entre outros), que pode transformá-lo em uma ponte entre os ciclos de transmissão silvestres e urbanos.

O período de incubação do vírus é de 3 a 7 dias após a picada.

Transmissão

A transmissão da febre amarela se dá pela picada de um mosquito fêmea infectado. O vírus pode infectar seres humanos, alguns primatas (macacos) e várias espécies de mosquitos, mas a transmissão só pode ser feita a partir da picada.

A transmissão pode ser feita via macaco-mosquito-pessoa ou pessoa-mosquito-pessoa, mas nunca entre duas pessoas ou diretamente de macacos para humanos.

Ciclo

Quando um mosquito morde um ser humano ou um macaco infectado, o vírus entra em sua corrente sanguínea e circula por ela antes de se estabelecer nas glândulas salivares. Ao morder outro macaco ou ser humano, o mosquito transmite o vírus, que entra na corrente sanguínea do hospedeiro, infectando-o.

Fonte: Minuto Saudável




últimas notícias