players

Comitê libera funcionamento de salões de beleza, barbearias e higiene pessoal; templos religiosos continuam fechados

Sergipe - 01/07/20 às 10:07h

A Resolução N.º 02/2020 do Comitê Gestor De Retomada Econômica (Cogere), divulgada pelo Governo do Estado nesta terça-feira (30), que trata sobre o Plano de Retomada da Economia em Sergipe, estabelece que os salões de beleza, barbearias e higiene pessoal podem funcionar às terças-feiras, quintas-feiras e sábados.

 

A medida é válida para os municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão a partir desta quinta-feira (2). Na última segunda-feira (30), teve início a fase laranja, mas esses estabelecimentos não abriram nessas quatro cidades.

 

O comitê, em observância aos protocolos sanitários individualizados por segmento econômico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), transferiu as atividades religiosas (que estavam na fase laranja), com templos e igrejas de qualquer credo ou rito, alteradas para a fase amarela do Plano de Retomada da Economia, em razão dos critérios de contágio e risco de aglomeração.

 

Recomendações gerais

 

Nesta fase, para que se tenha uma abertura segura e gradual os Protocolos Sanitários devem ser seguidos com rigor para evitar a a disseminação do novo coronavírus.

 

  • Adaptações no atendimento, na realização das atividades e nos serviços prestados;
  • Recomendação de permanência em isolamento social as pessoas pertencentes ao grupo de risco e as que apresentarem sinais ou sintomas de gripe ou resfriado;
  • Distanciamento mínimo obrigatório de 1,5m entre as pessoas e entre as estações de trabalho;
  • Uso de máscara de proteção fácil obrigatório para todos, seja em locais públicos ou privados;
  • Fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel 70% para cada funcionário;
  • Nos locais de trabalho adoção de regimes de escala, revezamento, alteração de jornada e a flexibilização de horários de entrada, saída e almoço;
  • E aplicação contínua de ações da boa prática de higiene pessoal e social.

 

 por G1SE
 



últimas notícias