players

Campanha incentiva doação de leite materno

Brasil - 21/05/18 às 07:01h

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da amamentação e doação de leite materno, o Ministério da Saúde em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) e o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano lançaram, nesta sexta-feira (18), a campanha nacional “Doe Leite Materno, Ajude Quem Espera Por Você”. A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância. A ação visa incentivar mães que amamentam a serem doadoras voluntárias, ampliando o estoque de leite materno coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso. O anúncio foi feito durante o V Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano realizado, em São Paulo (SP).

Para o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, o doação de leite materno é importante para garantir o alimento aos bebês que precisam desse alimento. “Precisamos parabenizar e continuar incentivando essas mães a doarem o leite materno para que outras possam ver seus filhos crescerem fortes e saudáveis. Tenho orgulho de sermos referência na estratégia de Bancos de Leite para outros países. É importante lembrar que doações de leite salvam vidas, qualquer quantidade é importante para bebês prematuros e de baixo peso”, destacou o ministro.

O lançamento da campanha celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio. A atriz Sheron Menezzes é madrinha da campanha e também doadora no Banco de Leite do Rio de Janeiro. “É um orgulho estar aqui hoje ajudando a divulgar essa causa nobre. Precisamos falar de doação de leite materno, divulgar e incentivar outras mães, divulgar entre a família, amigos e redes sociais. As pessoas desconhecem que podem salvar vidas com qualquer quantidade do leite materno. Muitos recém-nascidos de baixo peso não podem se alimentar no seio da mãe e precisam da doação para se desenvolverem. Me coloco no lugar dessas mães, porque quando precisei fui socorrida, e hoje peço para todas as mães que amamentam se conscientizarem e doarem seu leite”, reforçou Sheron Menezzes. 

A campanha reforça a necessidade de doação de leite para bebês prematuros e de baixo peso e enfatiza que qualquer quantidade do alimento é importante para esses bebês, pois, dependendo do peso do prematuro, 1 ml de leite materno já é suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado. Portanto, toda quantidade doada aos Bancos de Leite é de grande valor.

Por Nicole Beraldo, da Agência Saúde




últimas notícias