Radiografia
Roosevelt Santana
players

Alese aprova PL que confere à castanha de caju o título de patrimônio cultural imaterial de SE

A matéria, agora, segue para sanção governamental.

Itabaiana - 05/07/17 às 15:38h

A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei Ordinária (PLO 21/2017), proposto pela deputada estadual Maria Mendonça (PP), que confere à castanha de caju, do povoado Carilho, no município de Itabaiana, o título de patrimônio cultural imaterial de Sergipe. A matéria, agora, segue para sanção governamental.

"É uma castanha, cujo processo de torrefação é natural, sem a utilização de aditivos químicos, com toda a observância aos preceitos de sustentabilidade", enfatizou Maria, ao defender a sua propositura. Ela ressaltou que mais de uma centena de famílias, residentes no povoado Carilho, tiram o sustento a partir do beneficiamento da castanha de caju.


Maria lembrou que é do povoado Carrilho que sai a maior parte das castanhas comercializadas nos supermercados, feiras livres e bares das praias do litoral sergipano, cujo diferencial são as práticas de produção sustentável.


"Além de ser fonte de emprego e renda para os moradores do povoado, o produto foi um dos seis selecionados para representar o Brasil no Salon Internacional de La Restauration de L Hôtellerie et de L Alimentacion (Sirha 2017), o maior evento das indústrias de gastronomia, hotelaria e foodservice do mundo, que aconteceu em janeiro deste ano, na França", destacou a parlamentar itabaianense.

Ascom Parlamentar




últimas notícias